sábado, 9 de julho de 2011

Museu do Esporte

Fundado no dia 08 de agosto de 1993, por seu diretor Lauthenay Perdigão. O museu foi batizado com o nome de Edvaldo Alves Santa Rosa (Dida), um alagoano que começou jogando no CSA, se transferiu para o Flamengo onde passou doze anos. Dida foi tri-campeão carioca em 1953/54/55. Na decisão do tri-campeonato, no jogo Flamengo 4 x América 1, Dida fez os quatro gols do Flamengo. Deste clássico o museu guarda a camisa usada por Dida, que se encontra no junto com as faixas do tri-campeonato. Dida também jogou na seleção brasileira de 1958, indo para a copa da Suécia como titular. Atuou na primeira partida contra a Áustria, se contundiu e perdeu o lugar para Pelé.

Saguão do Museu

A faixa de campeão do mundo de Dida também se encontra o Museu. A camisa que Pelé vestiu na decisão da copa de 58 na Suécia é uma dos maiores troféus do Museu. A camisa azul do Brasil, quando campeão do mundo pela primeira vez, vestida por Pelé quando tinha 17 anos (camisa que somente jogou uma partida, a final contra a Suécia), Pelé trocou a camisa com Dida e este presenteou o Museu. Quatro campeões do mundo já visitaram o Museu – Dida, Orlando Peçanha, Nilton Santos e Zagalo (duas vezes).

No mergulho ao passado, o visitante encontra historias de todos os esportes do Brasil e, particularmente, de Alagoas. São fotos, jornais, revistas, faixas, camisas, flâmulas, escudos, troféus, taças, diplomas, fitas de vídeo e áudio, discos e muitas outras coisas documentando o esporte.

Horário:
 segunda a sexta-feira, no horário de 9 às 11h30 e 15 às 17h30
 sábado, de 09 às 11:30h
Telefone e fax: (82) 326-6329.
Endereço: Avenida Siqueira Campos, s/n
Andar térreo do Estádio Rei Pelé (Trapichão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário