Durante a invasão holandesa, em meados do século XVIII, devido a sua localização estratégica e a vista panorâmica para o mar, ipioca era como um centro de observações.
Devido a grande existencia de Cal na regial, foi uma das mais importantes fornecedoras do estado, até que a extração descontrolada deste material começou a causar sérios impactos ambientais o que culminou com a sua proíbição. Havia em Saúde uma fábica de tecidos, para onde recorriam os moradores de Ipioca em busca de emprego, mas com a destavição da fábrica, o bairro ficou dependendo exclusivamente do coco e da pesca.
Não passava de uma vilinha bucólica que abrigava algumas casinhas coberta com palhas de coqueiro, de areias brancas e finas como talco, mas tambem havia em Ipioca nada mais, nada menos que 50 engenhos.
O nome do bairro como tantos outros é de orígem indígena e significa chão batido.
O nome do bairro como tantos outros é de orígem indígena e significa chão batido.
A verdade é que Ipioca assemelha-se a uma cidade do interior à parte de Maceió, o bairro cresceu e é amparado por todo tipo de comércio, alem de escolas públicas e postos de saúde e sem dúvidas com uma das mais belas praias do litoral alagoano, a praia de Sauaçuhy, coberta por seus coqueirais, conhecida em todo o Brasil. Conta com uma população de 5.944 habitantes distribuídos em uma área de 20.048Km2 (IBGE, 2000). Além de um atrativo turístico é um belo lugar para se morar com tranqulidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário