sábado, 9 de julho de 2011

Pontal da Barra

Bem próximo do Centro de Maceió, entre a lagoa e o mar, o lugar é totalmente diferente dos outros bairros da capital alagoana.
A primeira coisa que lembramos quando ouvimos falar do Pontal é do seu variado artesanato, referência em todo país. Bordados, filés e crochés são artes passadas de geração em geração.

A avenida principal do bairro concentra praticamente todas as lojinhas de artesanato e restaurantes, que servem pratos deliciosos típicos do local.

Os pescadores são habitantes antigos e ainda hoje retiram do mar e da lagoa o sustento da família.

A praia do Pontal da Barra não é muito indicada para banho por causa das suas fortes ondas, no entanto o mar aberto favorece a pesca de arremesso, além de ser muito propícia para a prática do surf.

Antigamente o bairro possuía dunas em toda a sua orla marítima, entretanto o desmatamento acabou com esse visual.
Na intenção de preservar o meio ambiente e resgatar parte dessas dunas, a Braskem montou o Cinturão Verde, local de preservação de flora e fauna.

O passeio de barco pelas ilhas das lagoas Mundaú e Manguaba, é um dos atrativos turísticos mais procurados por quem vai ao Pontal; são 9 ilhas com parada para banho na prainha de Barra Nova. As águas do mar e da lagoa chegam num ponto que se misturam em mais um lindo espetáculo da natureza.

Escultura do artesanato filé na entrada do bairro.

Rendeiras no Pontal da Barra: produção ao vivo de "filé"

Lagoa Mundaú

Pôr do sol, as margens da Lagoa Mundaú 



Nenhum comentário:

Postar um comentário