sábado, 9 de julho de 2011

Mirante da Chã de Bebedouro

O pôr do sol mais bonito de Maceió. No alto do bairro de Bebedouro, ou Chã do Bebedouro, encontra-se a Praça Senador Rui Palmeira, mais conhecida por todos na região como Mirante da Chã de Bebedouro. Inaugurado em 1978.


O movimento no lugar é grande, mas não chega a incomodar a tranqüilidade da paisagem, muito pelo contrário, enche de vida o ambiente onde os senhores jogam dominó ou tiram um cochilo ninado pelo farfalhar das folhas das árvores. Os jovens e crianças também passam constantemente por ali, antes ou depois das aulas na Escola Estadual Jornalista Freitas Neto, e os casais apaixonados se perdem em olhares e beijos emoldurados pelo tom prateado da Lagoa Mundaú vista lá de cima.


Principal atração paisagística do lugar, é possível observar a lagoa em sua quase totalidade, dominando toda a margem oeste de Maceió, enquanto o Atlântico trata de banhar o leste da cidade-restinga em um horizonte azul, onde tem horas que não se sabe o que é mar e o que é céu. Do outro lado da lagoa, o município de  Coqueiro Seco pode ser avistado do mirante, com sua igreja matriz despontando entre as casas.


Para quem mora em Maceió ou para o turista visitante, vale à pena conhecer, além do próprio mirante, o tradicional bairro de Bebedouro que oferece outras atrações como o Parque Municipal e uma arquitetura que preserva prédios históricos, igrejas, praças e um comércio movimentado. Bem em frente ao mirante, encontra-se a sede do Guerreiro Treme Terra de Alagoas, Mestre do Benom, um dos mais importantes brincantes da cultura popular alagoana.


Bairro dos mais antigos na capital, dizem que o Bebedouro recebeu este nome por causa dos comerciantes que vinham do interior carregados de mantimentos, e se dirigiam ao local para dar de beber aos cavalos nas margens da lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário